La Paz do Alto

Quintas e domingos acontece a Feira do Alto. Articulacao do povo, é um enorme. Tem de tudo. Tudo mesmo. Desde roupas a parafusos. Eletrônicos, produtos artesanais, antiguidades, comidas. É uma feira popular e pública. Que me faz pensar cada vez mais a respeito da ocupacao dos espacos públicos, coisa que aqui é muito comum.

Se pode encontrar pelas ruas o comercio popular, de tudo também. Além de muitas mamichas vendendo comidas e sucos. Também acontecem sempre pequenos agrupamentos de pessoas debatendo as politicas publicas, o desenvolvimento social.

Cada vez mais me parece absurda as pseudos feiras livres no sul do país, que controlam seus expositores e inibem o comercio direto entre produtores (artesaos) e consumidores. Isso no Norte do nosso país já está mais desenvolvido, pelas ruas se tem muitos mercantes, como antes já disse. Agora, na Bolívia é a forca do povo mesmo fazendo a vida diaria das pessoas.

Uma sociedade matriarcal. Nesta feira comprei daqueles tecidos que elas usam para carregar as criancas, coisas, caixas, tudo. Sao muito úteis e práticas. Como comprei mais coisas, resolvi fazer como elas, e em um momento me tornei uma Mamicha. Sim, tudo mudou. Se de comeco me olhavam como estrangeira, uma peca fora do lugar, depois me tornei proxima. Muitas mulheres sorriam, apontavam pra mim como se eu estivesse lhes mostrando respeito por suas tradicoes, apesar de minha modernidade ocidental. Muitas mamichas me elogiaram, conversaram comigo por conta desta abertura, muito engrandecedor.

A Feira do Alto é algo local, único. Sáo muitas pessoas locais cambiando produtos. Lá era como das poucas “gringuitas”, como fui chamada. No centro de La PAz, pelo contrário, se veem muitos gringos, torre de babel, lugar de encontros e desencontros. Mas, lá fui muito bem recebida. Acolhida, respeitada. Sim, os latinos sáo calorosos, e gostam de conversar. Quando damos abertura a isso descobrimos muitas coisas novas. Pra mim foi uma experiencia única. Entao marco hoje minha transformacao em Mamicha.

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to La Paz do Alto

  1. projetocancion says:

    que massa rô, compartilho do seu sentimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *