crise : oportunidade

cada um, todo ser, tem sua crença!

Sim, a crise pode significar um problema, mas também pode ser vista como uma oportunidade! Uma nova chance para o ser humano perceber a falha estrutural do sistema dominante. Uma chance de socialmente evoluirmos. De percebermos que temos que mudar profundamente nosso modo de viver, de ser, de ter.
Devemos, pra isso, perceber que esta não é uma simples crise econômica. Que, apesar do sistema capitalista sempre ter sido de altos e baixos econômicos, esta não é somente mais uma recessão. Pelo contrário. Esse é o momento em que avaliamos o sistema como um todo. E percebemos, que a crise é geral.
É uma crise ambiental, social, econômica, estrutural, cultural, política. Tudo junto e misturado. Sabemos, que tudo influencia tudo.
Se hoje diversos setores da sociedade debatem o ambientalismo, também deveriam pensar nas formas de produção e consumo da sociedade. Isso nos leva a pensar nas formas de democracia. Na representatividade da sociedade no sistema político. Na forma como a política deveria estar mais intrínceca na sociedade, em todas as suas facetas. No dia a dia.
Sim, uma mudança profunda, necessária. Essencial. Para um outro mundo possível. Um outro mundo mais participativo, colaborativo, sustentável, equilibrado.

share save 171 16 crise : oportunidade
Esta entrada foi publicada em economia solidária. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>