Petrobrás e a comunicação

Recentemente a Petrobrás lançou um blog pra manter uma comunicação mais direta com o público. Foi notícia em diversos meios, inclusive em outro blog da rede soylocoporTi.
O que deveria ser visto como uma iniciativa de transparência e de ampliação da comunicação, tornou-se motivo de ataque daqueles que insistem em controlar as informações no país.
A revista Época, mais uma edição do grupo GLOBO, desta semana passada veio com a crítica: o blog estaria se interpondo entre o jornalismo e sendo um meio de pré-defesa da empresa diante da CPI criada e fomentada por alguns setores da oposição política atual.
A crítica na qual se prendem é que ali, a empresa estaria publicando, na íntegra, entrevistas enviadas aos mcm antes mesmo que estes publicassem suas matérias. Isso foi corrigido. A empresa se responsabilizou por aguardar a publicação pra somente depois postar no blog. Ainda assim, na integra. Claro, pois edições podem alterar todo o contexto.
A editora ainda não se sentiu satisfeita. E fez a crítica em sua publicação, no mínimo, direcionada a alguns interesses corporativos.
O que posso dizer, é que, eles ainda continuam querendo manter o monopólio da informação. Não gostam de ser desafiados, de ter concorrencia, de ter outras visões sobre os mesmos temas.
Bem, talvez por isso também que o Ministro das Comunicações, tenha declarado que os “jovens deveriam asssistir mais televisão e ouvir mais rádio, ao invés de ficar pregados na internet.” Isso porque, neste novo meio, difuso, democrático e aberto a diversas opiniões e visões, “eles” não conseguem controlar tudo. Não controlam como veremos, como saberemos, como pensaremos.
É a revolução da informação. Alguns glorificam. Outros se sentem prejudicados.
A abertura de visão prejudica os que querem (e sempre conseguiram) manipular e controlar o que fora visto.

Em terra de cegos …

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *