buenos aires nem tao buenos

Buenos Aires, e mais várias cidades aqui do sul do continente vem enfrentando dificuldades por conta das alteracoes climáticas. Além dos pernilongos, que assolam a todos nas pracas e em qualquer lugar que haja campo, o calor é infernal. Sáo dias de 37 graus, um tempo abafado. Propício para a dengue, e claro, campanhas de saúde pública vem sendo feitas para que todos se protejam da peste.

Os noticiários vinham alertando também para o risco de tormentas na regiao, e as chuvas realmente vieram fortes. Na ultima semana Buenos Aires ficou em baixo da água (com 80cm de água) na maioria dos seus bairros, sem contar a falta de luz em várias regioes.

Nós tomamos um banho de chuva memorável, em menos de dez quadras que caminhamos, tomamos água de cima, e muita água abaixo cubrindo os pés até quase o joelho (eu ficava imaginando aquela água, limpando as calcadas de Buenos Aires – já que nenhum dono de cachorro por aqui o faz, apesar de muito pasearem com seus animais). Menos mal que pudemos chegar no hostel e imediatamente tomar um banho quente, e logo mais esquentarmo-nos com vinho (bom, e muito barato). Esse final de semana foi dedicado aos vinhos, já que além do preco já ser bom, pegamos uma promocao de 70% na compra de uma segunda garrafa. Virou lei: dois vinhos é a quota.

Neste domingo, moradores de diversas destas áreas se mobilizaram em protestos. Culminando com uma reuniao de emergencia dos dirigentes da capital. O problema é grave em várias áreas, com alagamentos que nao baixam o nível de água, e a falta de luz que já faz quase uma semana. Dizem que uma central de distribuicao de luz queimou por conta de raios fortes, e com isso, a energia de toda uma área está abalada.

Se nas discussoes acerca das mudancas climáticas nao se chega a nenhuma conclusao, nos caminhos que tenho percorrido posso perceber que a realidade está cada vez mais tensa e intensa. E cada vez mais, é a populacao que enfrenta os vários problemas decorrentes da exploracao capetalista. A natureza já mostra que os próximos anos serao tumultuados, seja por conta do calor, dos ventos, das doencas, ou de tudo isso junto e misturado.

Agora, o céu de Buenos Aires está nublado, um vento frio e intenso faz com que a sensacao térmica seja menor. Ainda pode-se sentir o bafo quente, mas úmido. Todos torcem pra que a chuva de uma trégua, e que o nível das águas diminuam. Vamos aproveitar enquanto náo há chuvas pra visitar a feira de San Telmo, animadíssima, cheia de música e danca por todas as esquinas, e com muito, muito artesanato portenho! E claro, estaremos com um vinho pra acompanhar.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *