Ao ver de cima a grandiosidade das construcoes incas, nos parece ainda mais inacreditavel a grandiosidade e habilidade destes povos.
Caminhos estreitos entre pedras em uma regiao extremamente montanhosa e a mais de 3mil metros acima do nivel do mar, nos levam a uma cidade perdida, enorme, muito bem conservada. Forte. Intensa.
A todo momento se ouve o barulho forte da água do rio lá abaixo, depois de ela ter sido recolhida, utilizada e canalizada na cidade, volta a seu leito, que mais tarde será uma das vertentes que chegam ao Rio Amazonas. Outro gigante conhecido por esta viajante, me faz pensar que estou em um caminho só.
Cuzco era o centro do Império Inca, e continuou sendo dos espanhois depois que estes tomaram o poder, sobre as antigas construcoes de pedras, os templos incas foram substituidos por igrejas católicas. Lindas, enormes como todas as outras construcoes deste povo.
Pedras e mais pedras de tamanhos inacreditaveis sendo carregadas para estas obras, e alguns templos mais importantes, tem todas elas lapidadas e com desenhos em suas faces, inacreditável.
Em janeiro de 2009 tive a oportunidade de fazer a Tilha de Inca de 4 dias (quatro dias andando e acampando). Ao longo do caminho presenciamos diversas ruinas desse imenso império, com a sua grandiosidades e engenheria perfeita de 800 anos aproximadamente.
Essas marcas são um dos mais importantes “documentos” da história da civilização Americana.