Os desejos indesejáveis

Assistir a um documentário a respeito de Costa Rica no domingo à noite, me fez pensar muito a respeito do crédito. E mais, a respeito do endividamento à partir do crédito. Neste pobre país da América Central, a média nacional é de 07 (sete!) cartões de credito por pessoa. Isso gera uma multidão endividada, que investe em compras supérfulas e que nem sempre representam as verdadeiras necessidades (e vontades) dos cidadãos.  A maioria deles é levada a comprar carros, celulares, computadores, … mas será que todos realmente querem isso? será que todos precisam disso?

Vejo a mesma realidade acontecendo no Brasil. E em tantos outros países do mundo capitalista. Somos levados a querer bens materiais. Levados a desejar produtos que em suas propagandas, nos mostram como nossa vida pode ser melhor se tivermos aquilo. Como é muito bem colocado no filme Historia das Coisas.

share save 171 16 Os desejos indesejáveis
Esta entrada foi publicada em ARte livre, economia solidária. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>