fuma fuma fuma …

Andando pelas ruas argentinas, percebi que por lá o consumo de tabaco é elevado. Quando voltei, falando isso pras pessoas nem todas acreditavam no que meus olhos comprovaram.
Hoje, na CBN (radio de notícias) ouvi a notícia de que no Brasil cerca de 17,2% da população de 15 anos ou mais de idade (143,0 milhões) sao fumantes ativos, segundo mostra o suplemento de Saúde da PNAD 2008, divulgado nesta quarta-feira, 31 em diversos meios de comunicaçao.
Voltaram entao meus questionamentos: 17% aqui, e nos outros lugares? Resolvi pesquisar, e os números sao reveladores. Segundo cálculos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 40% da população argentina com idade entre 16 e 65 anos é viciada em tabaco. E ainda, 15% dos tabagistas dos países latino americanos vive na Argentina (ainda que este país concentre somente 7% do total populacional da regiao). Alto. Muito alto. Será pelo clima frio? Será pelo alto consumo de vinho? Ou será pelo valor das carteiras de cigarros (equivalentes atualmente a R$2,50!).
Bueno, e outros países? Segundo a OMC, no Uruguay 36% dos homens fumam e 25% das mulheres tem esse hábito. De acordo com estatísticas do organismo, elaboradas com dados de 2007, Cuba é o país da América com mais homens fumantes (44,8%), e o Chile é o que tem mais mulheres (33,3%).
A Bolívia já comemorava no dia 20 de novembro o dia do Ar Puro, iniciativa que ampliou-se para a lei (atualmente também em vigencia no Brasil, Argentina e maioria dos países mundiais) da Lei Anti-Fumo em ambientes públicos fechados.
Lei esta que gerou várias adaptacoes por parte dos tabagistas, que já náo podem simplismente acender seus cigarrinhos ao lado do balcao do bar, nem mesmo pedir um café e um cinzeiro.
Para todos tem sido melhor: ambiente mais limpo, sem lacrimejar os olhos nas baladas, e dizem as más linguas, que o nível de paqueira aumentou com o tanto de fumantes saindo pras calçadas pra fumar umzito. Sim, tornou-se um momento. Novamente o cigarro é um momento, e nao o complemento inseparável de qualquer coisa.
_resized_beb___cinzeiro
A OMC (organizaçao mundial da saúde) considera o tabagismo como a principal causa evitavel de mortes no mundo. Mas também, que tal pensar que ao sair pras calçadas pra fumar um cigarrinho a maioria dos fumantes simplesmente o dispensa de qualquer maneira no meio fio? A bituca do cigarro é lixo, e dos grandes! Imagine quanto nao se junta de bitucas nos meios fios por aí? Entao, se ja se conscientizou de nao poluir o ar dos outros, pense também em nao poluir a cidade dos outros, carregue consigo um porta-bitucas ou busque o lixo mais próximo. Vamos todos conscientizarmo-nos da importancia de pensar no outro, pra continuarmos tendo nossa liberdade de consumir o que gostamos.

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to fuma fuma fuma …

  1. Pingback: Tweets that mention Caminhos Abertos » Blog Archive » fuma fuma fuma … -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *