Peru . Destino obrigatório

Mochileiros do mundo todo assim o dizem: o Machu Picchu é um marco em sua vida. Maior destino turistico do país e provavelmente do Mundo, podemos sentir isso em todos os lados. Só gringos. A cidade vive em funcao deles. Em torno deles. A plaza central é conhecida, pelos locais, como a praca dos turistas. Ali eles sao proibidos de vender, transitar, brincar.

Uma noite vi uma policial correndo atras de uma garotinha, ela chorava. Ali nao podia estar amolando os turistas. Nessa mesma praca, ao comprar uma Paqueta de Cigarros do Chê, os mesmos me foram confiscados pela policia, nao se pode comercializar cigarros na praca dos turistas. Depois de alguma burocracia, os tive de volta. Cigarros revolucionários.

Mas aqui todos estao com uma unica expectativa: chegar ao Machu Picchu. Mas nao é só lá que podemos sentir a enormidade da regiao. Os andes já sáo um grande espetáculo. Pra todos os lados que se olhe lá estáo, protegendo a regiao, de vales profundos e gelados. Sao picos e mais picos que dao a impressao de longevidade, de tamanho.

Pegar uma excursáo para o Machu Picchu de carro me pareceu o mais tranquilo, porém, pelo tempo de chuvas, uma parte da estrada estava bloqueada por deslizamentos de Terra. Nao foi neste dia. Apesar da decepcao de nao ter ido, planejei novamente. Desta vez iria pelo Vale Sagrado, depois de trem a Machu Picchu.

O Vale Sagrado é composto por dois sítios importantes: o maior cemitério inca encontrado e um templo ao Deus Sol. Nestes dois lugares pode-se perceber a grandiosidade deste povo.

A arquitetura é peculiar, perfeita. Cidades de pedras. A água sempre foi tratada como um bem natural e impressindível, sendo que seus dutos levavam-na ao centro das cidades, eles nao a poluiam com dejetos. Era sagrada. Tao sagrada quanto sua relacao com a natureza. O sol, a Terra.

A possibilidade de chegar a tao esperado lugar ao amanhecer me cativou, e as 5h da manha lá estava eu indo. Pude entao estar entre os 400 turistas que poderiam subir a uma montanha lateral, vendo o vale de cima. Visao unica, compensadora de 2h de subida em estreitas escadas de pedra. Se pode perceber a forma de uma águia, a cidade fala por si só. Ultimo reduto dos incas antes de esfacelarem-se ante o império español.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *